1.16.2007

O Apóstolo e a Bispa




Os jornais do dia noticiaram que é provável que os fundadores da Igreva Evangélica Renascer - 'Apóstolo' Estevam e 'Bispa' Sônia - sejam transferidos para a carceragem da Polícia de Imigração americana.

Afinal, na semana passada, os 'bispos' foram presos ao tentarem entrar na Flórida com 56,5 mil dólares mas só declararam US$ 10 mil às autoridades.

Agora, eu me pergunto:

- O que fariam os 'bispos' com tanto dinheiro assim?
- Teriam eles contas bancárias gordíssimas no exterior?
- E os fiéis, como ficam?
- Para quê tanta oratória se não se carrega os ensinamentos de Cristo no coração?

Pensando nesta última indagação, recorri-me a um trecho do Evangelho segundo o Espiritismo, que diz:

"Todos os que reconhecem a missão de Jesus dizem: Senhor! Senhor! - Mas, de que serve lhe chamarem Mestre ou Senhor, se não lhe seguem os preceitos? Serão cristãos os que o honram com exteriores atos de devoção e, ao mesmo tempo, sacrificam ao orgulho, ao egoísmo, à cupidez e a todas as suas paixões? Serão seus discípulos os que passam os dias em oração e não se mostram nem melhores, nem mais caridosos, nem mais indulgentes para com seus semelhantes? Não, porquanto, do mesmo modo que os fariseus, eles têm a prece nos lábios e não no coração. Pela forma poderão impor-se aos homens; não, porém, a Deus. Em vão dirão eles a Jesus: "Senhor! não profetizamos, isto é, não ensinamos em teu nome; não expulsamos em teu nome os demônios; não comemos e bebemos contigo?" Ele lhes responderá: "Não sei quem sois; afastai-vos de mim, vós que cometeis iniqüidades, vós que desmentis com os atos o que dizeis com os lábios, que caluniais o vosso próximo, que expoliais as viúvas e cometeis adultério. Afastai-vos de mim, vós cujo coração destila ódio e fel, que derramais o sangue dos vossos irmãos em meu nome, que fazeis corram lágrimas, em vez de secá-las. Para vós, haverá prantos e ranger de dentes, porquanto o reino de Deus é para os que são brandos, humildes e caridosos. Não espereis dobrar a justiça do Senhor pela multiplicidade das vossas palavras e das vossas genuflexões. O caminho único que vos está aberto, para achardes graça perante ele, é o da prática sincera da lei de amor e de caridade." (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XVIII)

Apenas gostaria de dizer que o post acima reflete tão-somente minha opinião.
Saliento que não tenho preconceito com nenhuma religião. A religião foi criada pelo homem, e não por Jesus que ensinou a lei do amor.
Acredito, assim, que o amor pautado na caridade seja o maior lema de todas as religiões cristãs. Mas o que fica claro, no presente caso, é a 'comercialização' da fé de pessoas de boa índole que, para mim, não é nada cristão.

3 comentários:

Eudison de Paula Leal disse...

Andorinha,
Salve!
Seus vôos são interessantes!
As opiniões também!
Fica o convite para conhecer:
http://sinapseslinks.blogspot.com
Seja bem-vinda!
Fraternalmente,
Leal -66-
Taubaté-SP

Furlan disse...

Obtundente!!
Parabéns!!

Andorinha... disse...

Leal,

Obrigada pela visita. Dei uma sobrevoada pelo seu site e também gostei muito. Vou ver com mais calma. Até mais! Abraços,

Simão,
Não é fácil, não é?!
às vezes, me revolto com certas situações nas quais uma das partes é absolutamente hipossuficiente...
Abraços afetuosos pra você!