3.02.2007

O caminho do meio


Em nossas relações, sempre há Aquele Um, maniqueísta, que se orgulha da personalidade forte. 'Ah, eu sou assim mesmo, ou é tudo, ou nada', diz orgulhoso.

'Pra mim, ou é isso ou aquilo. Não há meio termo'.

O que Aquele Um se esquece é que a virtude está no caminho do meio; no equilíbrio.

Uma das lições que não esqueço foi Churchill que, ao responder a um jornalista que lhe exigia somente um SIM ou um NÃO, arguiu-lhe, com serenidade:

'Prezado Sr. Jornalista, o senhor já devolveu todo aquele dinheiro que o senhor roubou'?

Tsc, tsc, tsc.

5 comentários:

Breaking disse...

A dificuldade (e também o encanto) é encontrar este equilíbrio... penso que é uma eterna procura!

Jade disse...

Sempre fui dos extremos, em relação a sentimentos, ou é ou não é... mas procuro o equilíbrio na vida...
Beijos!!

Furlan disse...

Sensacional! O direito à defesa é tão sagrado, que consta da própria Bíblia. Alfredo Buzaid diz que quando Deus chama Adão para perguntar-lhe o que fizera (e depois Caim, por que não?), está na verdade realizando a primeira citação de que se tem notícia na história (ainda que metafórica) do mundo.
Amplexos!

Codinome Beija-Flor disse...

Vivi,

Um dia ele aprende....
Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar.
Do meio do caminho podemos ter o privilégio de olhar os dois extremos, não é?
Beijinhos

Andorinha... disse...

Breaking, tem razão. É uma eterna procura. Temos que ter flexibilidade pra enxergarmos melhor...Um dia, chegamos lá. beijos!

J@ade, eu também sempre fui e sofri com isso. Hoje, ten-to equilibrar-me um pouco mais, até para ser mais justa e sofrer menos. Vamos ver se vou conseguir... Beijos,

Simão,
Que comentário perfeito! O que me irrita, às vezes, são as pessoas com personalidade 'forte', dotadas de 'inteligência, sabedoria, cultura infindáveis' que teimam por julgar antecipadamente, como se um SIM ou NÃO fosse resolver...E mesmo eu ajo assim, às vezes...
Abraços!

É, Esfinge. Nem tanto lá, nem tanto cá. É o eterno aprendizado da vida...
Beijinhos querida!