2.02.2007

Dia 2 de fevereiro, salve a Rainha do Mar


Dia 2 de fevereiro, salve Iemanjá, a rainha do mar, orixá da geração.

No Brasil, nas religiões descendentes também de rituais afro, Iemanjá tem um grande papel. No sincretismo com o catolicismo, é caracterizada como Nossa Senhora e, por isso também, tem grande aceitação pelo povo brasileiro, seja de qual religião for.

Iemanjá também é a rainha das águas, sendo as duas salgadas: as águas provocadas pelo choro da mãe que sofre pela vida de seus filhos, que os vê se afastarem de seu abrigo, tomando rumos independentes; e o mar, sua morada, local onde costuma receber os presentes e oferendas dos devotos.

Não sou filha de Iemanjá, mas respeito muito este orixá que, com amor, carinho, tolerância é um dos mais vivos em nossos corações.

Salve!

3 comentários:

Codinome Beija-Flor disse...

Sempre me recordo de Clara Nunes cantando pra Iemanjá.
Acho que não é do seu tempo...
beijinhos

Alucinógena disse...

Ulha, sabe que eu tava com uma vontade de postar sobre a minha orixá do coração: Oxum.

Fiz um daqueles testes de site pra saber qual era minha guia uma vez. Eu jurava que fosse ela, tanto pela minha personalidade, coisas que aconteceram na minha, quanto pelos sonhos que eu tenho, sempre envolvendo água, geralmente de rio. Mas o site disse que meu orixá era Iansã (não lembro como se escreve)

Mas tudo bem, o site também disse que eu podia escolher outro orixá pra ser meu guia por afinidade. Advinha qual eu escolhi?
#)

Andorinha... disse...

Ah, Esfinge. É do meu tempo, sim. Mesmo que não fosse, Clara Nunes é imortal. Gosto muito de suas músicas. Beijinhos, querida!

Alucinógena, bem vinda! Que site é este? Fiquei curiosa. Bom, entendo apenas um pouquinho sobre qual orixá e sei que há vários orixás que regem sua vida, dependendo do momento. E isso não significa que seu orixá não possa ser Oxum, a mãe das cachoeiras, das águas doces.
Qualquer que seja o orixá, que eles te emanem sempre bons fluidos!
Beijos