2.16.2007

Altos e baixos do samba

Há alguns anos, lá estávamos eu e uma amiga absolutamente empenhadas em fazer bonito na Passarela do Samba, em São Paulo.

Infringimos as regras de segurança e machismo e lá fomos nós, sozinhas e animadas, aos ensaios pré-carnavalescos da Gaviões da Fiel.

No início, a timidez de quem não é da área; de quem não freqüenta os jogos do Timão (porque sim, eles cantam to-dos os gritos de guerra do time de coração) e não vive para o futebol. Mas depois de tantos repiques, tamborins, bumbos e alegria, ensaiamos bem alguns passos para não fazer feio no Anhembi.

Chega sexta-feira, somos a última escola e ficamos nós, meninas, alinhadas junto à alma da escola: a bateria. Ah, como é contagiante. Nem precisa haver melodia, basta o ritmo da bateria. Dum, dum, isquidum, dum dum...

Ficamos horas e horas e horas sambando e nos divertindo com nossos mais recém colegas de ala, à espera do debut no Anhembi.

Eis que chegamos às 4 da manhã e os fogos de artifício anunciam a entrada da Gaviões! Oba!!

A ala se organiza, dá as mãos e ansiosas aguardamos a hora da entrada.

É um delírio. O público acenando: já ganhou! Já ganhou! É cam-pe-ã! É cam-pe-ã! E nós lá, enganando a Rede Globo e o público e mostrando que aprendemos a sambar no pé, com o dedinho apontando pra cima!

Pena que a alegria durou bem menos do que o previsto. O último carro da escola, um trambolhão, perdeu o eixo vindo a roubar o relógio do Sambódromo, assim como foi anunciado pelos anti-corinthianos e minha ala, a última, simplesmente, CORREU até a dispersão, no afã de não ultrapassar os 65 minutos legais.

Mas não adiantou.

Dispersão lotada, bateria tocando, avenida vazia e só aquele trambolho de boneco atrasando 10 minutos e deixando a escola no segundo grupo.

Foi uma tristeza contagiante; todos choravam e até eu, que caí de pára-quedas na comunidade carnavalesca da Gaviões, fiquei triste. Juro que fiquei.

É. São os altos e baixos do samba.

Bom Carnaval a todos!

3 comentários:

Furlan disse...

Ora, Andorinha, valeu a experiência, não?
Amplexos do Cireneu!

MEHC disse...

Sabe, Andorinha, eu acho que a festa mesmo é toda a alegria e trabalho dos preparativos. Mesmo que o resultado não seja muito bom, já veleu!Recorde os preparativos como o melhor da festa.E volte a sambar, que isso deve ser muito divertido. Quem me dera experimentar! Bom Carnaval!!!

Jade disse...

Eu não acompanho as escolas, não sabia que a Gaviões tinha descido, mas senti falta de ouvir o nome dela nas zapeadas na tv, pena...
Parabéns então prá vc torcedora da Beija Flor!! hehehehe!!
Beijos!!